RAINHA DE COPAS 2017-12-10T16:31:32+00:00


Um dos baluartes da boa sorte dos sanjoansenses
situada na antiga tabacaria do “Ti Zé da Glória”


Um dos baluartes da boa sorte dos sanjoansenses
situada na antiga tabacaria do “Ti Zé da Glória”

EMAIL MORADA TELEMOVELMAPS FACEBOOK

A História da Rainha de Copas

Fátima Felix personifica a capacidade de reinvenção pessoal, necessária nas alturas mais críticas do percurso profissional. Depois de ter trabalhado, o que parece ser uma vida inteira, como administrativa no Porto, viu a vida trocar-lhe as voltas e deu por si desempregada com 47 anos. Mas como lutadora que é, não esmoreceu. Arregaçou as mangas e trabalhou numa solução para o seu problema. Após ter idealizado o seu negócio, recorreu à iniciativa de criação do próprio emprego, com o auxílio do Instituto de Emprego, Segurança Social e Norgarante.

Assim como Fátima assumiu o risco desta aventura, apostando no sucesso futuro, também o seu projeto viria a lidar com apostas. No número 11 da Rua da Liberdade, junto à Praça Luís Ribeiro, esteve situada, durante muitos anos, a mais antiga casa de jogo de São João da Madeira (fundada em 1954), conhecida como a tabacaria do “Ti Zé da Glória”. Era mediadora dos jogos da Santa Casa e serviu a população numa altura em que a Rua da Liberdade era a zona de maior movimento na cidade.

A Rainha de Copas – nome do projeto de Fátima – tinha, deste modo, um legado a cumprir. E sem dúvida que Fátima o fez, conseguindo imprimir a sua simpatia e calor humano ao seu estabelecimento.
À semelhança do seu próprio renascimento, Fátima remodelou todo o espaço e criou o ícone da loja, conferindo-lhe um aspeto novo e único. Fundou a loja a 3 de Dezembro de 2014.
A Rainha de Copas tem as suas mais valias nos serviços disponibilizados: PontoPay (carregamentos de telemóvel, pagamento de electricidade, gás), certificação energética, registo automóvel, mapa de responsabilidade do Banco de Portugal, pedido de senhas das Finanças ou Segurança Social, pagamento do Imposto de Selo ou pedido de isenção de IMI, além dos serviços típicos de tabacaria. Contudo, o verdadeiro valor deste estabelecimento reside no facto de ser um ponto de encontro, onde pessoas vêm ter com Fátima para receberem os seus conselhos e explicações em relação a documentos complexos, ou dar simplesmente dois dedos de conversa. Tal atitude valeu a Fátima uma clientela fidedigna e gestos carinhosos de apreço, aos quais, simplesmente não se pode atribuir um valor. Numa permuta de amabilidades, Fátima faz questão de retribuir o gesto: todos os anos celebra o aniversário da casa com os clientes. Bolo e champanhe para todos.
A dona da Rainha de Copas passou a ser uma “ilustre conhecida” e hoje em dia, não lhe é possível sair à rua sem cumprimentar alguém, no entanto, não é o único rosto conhecido no estabelecimento.

Há quem diga que por trás de cada grande homem está uma grande mulher, mas o contrário também se verifica: José Guimarães, marido de Fátima tem sido um apoio imprescindível. Cresceu e viveu em São João da Madeira e sempre foi muito conhecido entre a população. A sua boa disposição e energia são um complemento perfeito à ternura da esposa.
A Rainha de Copas já faz parte do quotidiano Samjoanense e é um baluarte da boa sorte, comprovado pelo prémio recebido na data desta entrevista, por uma colaboradora do Comércio Nosso. Comprou uma raspadinha e ganhou 500 euros. Obrigado, Rainha de Copas!

Galeria

Contactos

MORADA

Rua da Liberdade, 11
3700-169 São João da Madeira, Portugal

Email: mfsfelix@gmail.com

Telemóvel: +351 918 903 492

HORÁRIO

SEG – SEX – 8H30 – 19H00

SAB – 8H30 – 17H30

DOM – ENCERRADO

Mapa