Pina Bar
— desde 1989 —

Num mundo cada vez mais politicamente correto, em que cada coisa tem um tempo e um lugar, por vezes é necessário um pouco de irreverência. O Pina Bar, anteriormente conhecido por Pinaky, exemplifica bem esta afirmação. Localizado em São João da Madeira, na Avenida da Misericórdia, nº 101, este local viu passar os anos na cidade da indústria com a calma de alguém que está confortável na sua própria pele.

Quem entra no Pina Bar agora, não verá grande diferença em relação ao espaço que existia em 1989, porque aqui os sofás continuam russos, o espaço impregnado de tabaco e as pessoas de sempre vêm tomar a bebida de sempre. Mudança, só mesmo geracional, uma vez que as camadas jovens são atraídas pelo ambiente descontraído que define a casa desde o seu início. De facto, é interessante observar as mesas do bar e constatar que gentes de todas as idades frequentam esta casa tão conhecida dos sanjoanenses.

A preservação deste ambiente e do espírito dos anos 80, está a cargo de Rute, a proprietária. Facilmente nos apercebemos da razão do sucesso continuado da casa. É que Rute é daquelas pessoas que vive e respira restauração desde os 16 anos. Sabe? Daquelas pessoas raras que não só conhece muito bem o que faz, como transborda paixão por estar atrás de um balcão.
O seu percurso profissional já inclui vários estabelecimentos como o Y bar, o Praça Pública, o Bicalho e a Sapataria (actual magnólia), todos eles em São João da Madeira. Em 2002, abriu ainda o Cafeína, mantendo em funcionamento, simultaneamente com o Pina Bar durante algum tempo, até se dedicar a tempo inteiro a este último. Toda esta experiência tem as suas vantagens, nomeadamente, o conhecimento aprofundado do dia-a-dia sanjoanense e da sua clientela que se traduz num trato informal e familiar para com eles.

Pode-se dizer que desde o trespasse em 2008, Rute tem feito juz ao nome da casa. Assim como ela deu continuidade ao negócio criado por Miguel Maia em 1989, também gostaria de ver a sua tocha carregada por outras mãos, talvez dos seus filhos. Certamente não será tarefa fácil, pois o Pina está sempre cheio. Seja com habitués que o frequentam desde a abertura, ou clientes mais novos, não faltam pessoas para disputar jogos de matrecos e setas na cave, ou provar o delicioso pão de alho. Até no Inverno a esplanada enche e se quiser algo diferente, experimente as noites de bingo à quarta. Mas acima de tudo visite este famoso bar, porque afinal de contas, o Pina é alma de São João.  
Pina Bar

 

2018-06-19T16:29:07+00:00