WOODY
— desde 2016—

Na Rua Visconde, em São João da Madeira, no nº 2423, encontramos o Woody café, um estabelecimento com um cheirinho de nostalgia, liderado pela presença jovem de Tiago Amado.
Este café cheio de personalidade, deve o seu nome às madeiras escuras e robustas que preenchem o seu interior, quer nas estruturas, quer nos originais artefactos polvilhados aqui e ali. É também um saudar ao passado de São João da Madeira, que há décadas atrás, fazendo juz ao nome, tinha na indústria madeireira um dos seus principais rendimentos. O Woody foi erguido no local do conhecido café Visconte e, assim como uma geração se segue invariavelmente à outra, também o novo negócio veio trazer uma nova vida à praceta onde se enquadra, chamando ao seu seio uma clientela apreciadora do trato íntimo e descontraído que evoca. Um qualquer transeunte que olhe de relance para o seu interior, poderia facilmente confundi-lo com um espaço não comercial, pelo simples facto de não ter um balcão no sentido tradicional, ou talvez pela clientela que trata Tiago como amigo primeiro e proprietário em segundo.
Com curso de gestão de marketing, este jovem empreendedor quis criar um bar/café que revitalizasse a noite sanjoanense, sendo que a sua paixão por cocktails o levou a idealizar um espaço onde eles pudessem ter lugar de destaque. Para completar a atraente atmosfera, são organizados concertos e jams sessions, em que habitués não hesitam em dedilhar umas notas ou desenferrujar as cordas vocais depois de um copito a servir de inspiração.
De dia, a clientela habitual também procura as excelentes tostas em pão alentejano (conhecidas carinhosamente como tostas XL), hamburgers de frango e hambúrgueres vegetarianos, acompanhados pelos batidos e smoothies.
No Verão a casa não enche simplesmente, abarrota e expande-se para a convidativa esplanada. Algumas casas tentam recriar um certo ambiente familiar. Tiago, a servir bebidas através da janela do estabelecimento, fá-lo com uma naturalidade notável.
A casa esconde segredos no teto que se revelam quando há almoços ou jantares. Nesta altura desce uma mesa embutida, prova de que com ingenuidade os limites de espaço são esbatidos e a convivência é prioritária.
O Woody é uma pequena casa, com uma grande oferta e uma envolvência ainda maior, que continua a encantar tanto sanjoanenses como turistas. Tiago Amado recebe a todos com imaginação e braços abertos.  
Woody café

 

2018-04-18T08:48:51+00:00