ÓPTICA QUINTA
— desde 1980 —

Costuma-se dizer que são os detalhes que fazem a diferença. Por isso, são os detalhes que nos contam a história da Óptica Quinta, na rua Oliveira Júnior, nº306, em S. João da Madeira.

A nossa história começa com Antero Quinta que, seguindo os passos de seu pai, começou o seu percurso como Relojoeiro. Foi durante esse primeiro contacto com o mundo do trabalho que as suas minuciosas mãos conheceram a dedicação pelo detalhe, despertando o seu interesse por produtos de design, construídos para durar. Quando o trabalho na área começou a escassear, não hesitou em procurar novos desafios, encontrando na óptica a oportunidade de explorar a sensibilidade anteriormente adquirida. Mais tarde, a paixão e vontade em aprofundar os seus conhecimentos, levou-o a formar-se em Técnico de óptica ocular, na Universidade de Aveiro.

Com a ambição de criar o seu próprio negócio e de fazer a diferença no mercado, Antero e Isabel Quinta, em 1980, fundaram a Óptica Quinta, num edifício emblemático de São João da Madeira. Este edifício, conhecido anteriormente como armazém de cabedais dos Belinhas, datava de 1915 e apresentava, já na altura de aquisição, problemas de infiltração e algum desgaste. Era óbvio que necessitaria de intervenções substanciais para permanecer em funcionamento. Antero Quinta encarou o desafio de frente e procedeu à reabilitação do mesmo, recuperando o exterior, sem descuidar os azulejos artesanais centenários que o caracterizam, que foram retocados à mão. O processo para o interior está a decorrer neste preciso momento e o primeiro andar do edifício já funciona como consultórios, armazém e escritórios, criando um ambiente único e requintado, que respeita a traça original.

Há que fazer, contudo, uma pequena pausa para introduzir um personagem central nesta história de sucesso, o braço direito de Antero Quinta e seu sucessor, Wilson Quinta. O percurso de Wilson foi um pouco semelhante ao do pai, uma vez que teve contacto com a profissão desde cedo e as suas ideias jovens e frescas estão a marcar o renascimento da concept store. Formou-se em Ciências Farmacêuticas e partilha de filosofia do pai em relação ao negócio, ou seja, colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar. É comum, na Óptica Quinta, efectuaram-se pequenos arranjos ou afinações sem custo para o cliente e, segundo Wilson Quinta, não existem problemas que não possam ser solucionados, contribuindo assim para a excelente fama de serviço pós-venda de que o estabelecimento goza.

Até aos dias de hoje, a visão inovadora, o know how e a exclusividade são os valores que distinguem o posicionamento líder da Óptica Quinta.

O mercado das ópticas, inevitavelmente ligado à moda, tem-se revelado inconstante: as vendas flutuam, as colecções vão e voltam e a qualidade do produto oscila, porém, a filosofia da óptica Quinta mantém-se, assumindo princípios de transparência e satisfação do cliente. O negócio de família, assente literalmente em sólidos alicerces centenários, é apoiado pela mão experiente de Antero e conta com os olhos perspicazes de Wilson, postos no futuro, para levar o negócio avante. Em suma, é uma aliança perfeita entre a experiência da idade e a energia da juventude, num estabelecimento com as portas convidativamente abertas a todos os sanjoanenses e não só.  
Óptica Quinta

 

2018-06-01T09:59:13+00:00