Padaria do Souto
— desde 1939—

Consideremos uma excelente receita para uma padaria: começa-se por fazer a massa, com amor na arte de fazer pão, junta-se um staff proficiente e dedicado e, por fim, leva-se ao forno com uma pitada de segredos de confeção. O resultado é o pão inigualável da Padaria Souto, situada na porta nº107, na Rua da Liberdade, em São João da Madeira.
Este negócio, com quase um século de existência, continua a ser uma referência em São João da Madeira, em grande parte, pelo esforço dos sócios atuais que gerem o negócio com sabedoria e empreendedorismo. Quando a padaria foi inaugurada em 1939, era um negócio familiar. Hoje em dia pode-se dizer que, apesar do staff e donos não terem graus de parentesco, funcionam como uma família e que tal facto é notório na simpatia e calor humano no trato entre si e com a clientela. A rotação de pessoal é bastante comum em restauração, mas a Padaria Souto contraria esta tendência. Os colaboradores já são parte integrante da casa.

Os três sócios actuais - Rui Calisto, Armindo Pereira e João Costa - sempre se viram, de resto, como herdeiros da tradição construída por esta casa de renome. Querem continuar a expandir o seu negócio, algo que está patente no seu empreendorismo. Hoje em dia, a Padaria Souto faz a distribuição de pão para mais de 20 escolas e agrupamentos, além dos seus clientes habituais de lojas e de pontos de venda.
Na ótica menos comercial devemos ainda mencionar os workshops realizados no próprio espaço, direcionados aos mais novos, para lhes incutir o prazer e o aroma do sabor tradicional deste produto milenar.

Os três sócios também se apercebem, através do contacto com o público, da evolução do seu produto: na sociedade da informação os cidadãos portugueses são mais conhecedores do que lhes vai parar à mesa, mas nem sempre esse conhecimento se traduz em melhores hábitos de consumo.
Segundo João Costa, o que é mais procurado é o artigo cómodo, ou seja, o artigo que não deteriora, que está sempre à mão, o que significa que, por vezes, o pão é inclusivamente substituído por outros alimentos.
Contudo, face a estas tendências, a Padaria Souto contrapõe com fabrico artesanal e ofertas diferenciadas: vendem pão de receita italiana, cacetes únicos para rabanadas, croissants de massa folhada e, na esfera da pastelaria, trabalham muito com chocolate ao invés de massa americana, conseguindo desta forma produtos únicos e mais desejáveis.
A receita de pão italiano acarreta, inclusivamente, uma história interessante: o Sr. Augusto, o fundador da casa e o anterior proprietário do estabelecimento, tinha trabalhado numa padaria no Brasil, onde teve contacto com a receita deste tipo de pão, contudo, esqueceu-a quando regressou a Portugal. Decorria o ano de 1939 e andar de avião não era propriamente acessível, mas, na esperança de dar a conhecer o aromático sabor deste pão, acabou por viajar de propósito até ao Brasil para a reaver.
Só conhecendo a Padaria Souto para dizer com segurança “o gosto deu para o esforço” da "bem aventurada receita"!  
Padaria do Souto

 

2018-05-16T11:47:42+00:00