OURIVESARIA PEREIRA
— desde 1960 —

Nem sempre é fácil conciliar simpatia e tranquilidade com firmeza, porém, é exatamente essa rica mistura que se pode vislumbrar atrás do balcão da Ourivesaria Pereira, nº 119, na Rua da Liberdade, em São João da Madeira. Maria da Luz Pereira e Ana Margarida Pereira, as duas irmãs proprietárias deste estabelecimento exalam assertividade e confiança, fruto de décadas de experiência, recebendo sempre os clientes com um sorriso.

O seu pai nasceu em Aveiro e, durante os dez anos em que trabalhou na ourivesaria Vieira, adquiriu o saber necessário para se aventurar num negócio próprio. Aos dezanove anos, após se ter mudado para São João da Madeira, inaugurou juntamente com um amigo a Ourivesaria Pereira. Decorria o ano de 1960.
As duas cresceram, por conseguinte, atrás do balcão, ajudando no que podiam, mas sempre a acumular conhecimento para posteriormente, serem elas a tomar as rédeas do negócio.
Inicialmente quem geria o negócio era Ana Margarida. De seguida, foi Maria da Luz quem tomou conta do estabelecimento e nove anos mais tarde, Ana Margarida volta a integrar a gestão da casa assim como o marido de Maria da Luz, José Melo que vem prestar um apoio valioso.
As novas gerações estão associadas, muitas vezes, a um renascer, um reformular das estruturas sociais e económicas e as duas irmãs não foram excepção a esta realidade. Por força das circunstâncias, tiveram de adaptar o seu negócio, tornando o espaço mais amplo, com melhor visibilidade e com a porta sempre aberta a transeuntes.
A ourivesaria nunca perdeu, contudo, o seu cariz tradicional: um espaço convidativo, em que se conhece bem os clientes e vai de encontro às expectativas dos mesmos. Um local onde os clientes são realmente ouvidos e atendidos com o carinho de quem partilhou, desde sempre, a cidade de São João da Madeira com eles.
Maria da Luz e a Ana Margarida recusaram, inclusivamente, a possibilidade de mudar o seu negócio para um espaço mais moderno, uma vez que consideravam a rua da Liberdade o melhor local para o seu estabelecimento. Uma rua que, apesar de não ter a afluência do passado, continua a encantar as gentes de São João da Madeira, justamente por causa de negócios como a Ourivesaria Pereira.
A atitude destas empreendedoras ourives é, de resto, louvável, pela sua inclusão. Olham para a sua atividade, não como um elemento isolado, mas como parte de uma tradição comercial valiosa, algo a preservar, com o esforço conjunto dos comerciantes desta famosa rua.
O seu dinamismo leva-as a utilizar as novas tecnologias de informação para divulgar os seus produtos nas redes sociais e a providenciar feedback imediato às várias questões e comentários ali colocados.

Na Ourivesaria Pereira, a prata e o ouro moldam-se em formas de beleza incomparável: anéis, colares, pulseiras, brincos e relógios que nos prendem o olhar com o seu impecável brilho. Tais objetos são, contudo, ofuscados pela dedicação da Sra. Maria da Luz e da Sra. Ana Margarida ao seu negócio e aos seus clientes e isso sim, é algo de valor incalculável!  
Ourivesaria Pereira

 

2018-03-15T12:36:25+00:00