ÓPTICA CHARME
— desde 2014 —

Na Avenida Dr. Renato Araújo nº511, em São João da Madeira, encontra-se a Óptica Charme, um local feito de relações especiais. Tudo começou com Marco Silva, optometrista e, Luís Pereira, técnico de óptica. Trabalhavam juntos noutro estabelecimento e ambos sonhavam praticar a sua arte num local com o qual se pudessem identificar. Quando a ansiedade de transformar esse sonho em realidade se tornou incomportável, a esposa de Luís deu a estocada final: 'vais abrir uma óptica e vais abri-la mesmo no centro de São João'.

Luís, originário de Gaia, trabalhava há vários anos em São João da Madeira e já conhecia bem as suas gentes, assim como Marco, que por sua vez, era originário de Aveiro. O seu percurso em São João da Madeira era um pouco mais curto, mas convenhamos, com a sua profissão é virtualmente impossível não ir deslindando o espírito das gentes da terra. E é aqui que se forma a primeira relação chave para a criação da Óptica Charme: Luís não se queria aventurar a inaugurar um novo espaço comercial sem ter confiança no trabalho da segunda pessoa que, invariavelmente, teria de o acompanhar, para o projeto se tornar exequível. Não foi difícil encontrar o parceiro ideal. Na verdade, bastou olhar para o lado: Marco, colega de trabalho que confiava nele e vice-versa, representou a união perfeita de forças.

Inauguraram a Óptica Charme a 21 de Março de 2014, com recurso a obras exaustivas, por forma a transformar o espaço anterior, uma loja chinesa de venda a retalho, naquilo que tinham idealizado. Com a ajuda de um decorador, Rodolfo, conseguiram um look distinto e um ambiente convidativo e amigável, onde as pessoas se reúnem para conversar e conviver, enquanto escolhem o modelo de óculos mais adequado às suas necessidades. De salientar ainda a neutralidade no olhar dos proprietários: a seu ver todos os clientes são iguais e merecedores de igual atenção.

Pode-se dizer que estes dois amigos, sem grande capacidade de investimento inicial, deram um passo no escuro ao abrir a Óptica Charme, mas fizeram-no recorrendo à melhor ferramenta ao seu dispor, que acabou por se tornar a imagem de marca da casa: simpatia e serviço que colocam o cliente em primeiro lugar. Marco e Luís fazem sempre aquele 'esforço extra' para se certificarem que os clientes saem da loja com soluções e não com problemas por resolver. Apostaram ainda em equipamento topo de gama, sendo inclusivamente pioneiros tecnológicos a nível nacional. A filosofia da casa acabou por lhes garantir uma clientela satisfeita e, por conseguinte, fiel.

Em suma, foram as relações descritas acima que possibilitaram a edificação desta casa: a relação com os clientes e entre dois amigos de longa data. Quando indagado sobre o futuro do negócio, Luís confirma que 'é para ficar em São João'. Conhecendo agora melhor o estabelecimento, podemos afirmar que é, para todos os são joanenses, uma boa visão de tempos vindouros.  
Óptica Charme

 

2017-12-21T10:31:41+00:00