ÁGUA VIVA
— desde 1981 —

São João da Madeira é reconhecido, desde o século XIX, como um importante pólo de desenvolvimento industrial em Portugal. Na década de setenta, duas das mais proeminentes indústrias na cidade eram a Molaflex e a Oliva.

O Sr. Fernando Alves da Costa trabalhava na primeira quando começou a considerar a possibilidade de abrir o seu próprio negócio. Numa daquelas coincidências engraçadas, um amigo seu do Porto, que tinha uma cadeia de lavandarias, alerta-o para a necessidade que São João da Madeira tinha de um serviço semelhante e acrescenta, em jeito de brincadeira, que se não fosse o Sr. Fernando a abrir o negócio, seria ele.
O alerta foi tão convincente que em 1981 foi inaugurada a lavandaria Água Viva, no número 148, na Rua da Liberdade. A sua esposa, Maria de Fátima Costa Ferreira, viria a juntar-se ao marido, anos mais tarde e, juntos, têm gerido o negócio até aos dias de hoje.

O negócio teve, de facto, boa aceitação e fê-lo oferecendo serviços diferenciados. Em devido tempo a Água Viva equipou-se para dar resposta às necessidades da conjuntura económico-social de São João da Madeira. Contudo, a lavandaria também oferece serviços tradicionais e continua a ser o local favorito de muitos sanjoanenses. Inúmeros clientes trazem todos os dias indumentária variada à Água Viva, com a certeza de que a lista de cuidados a ter com cada peça será respeitada. Em boa verdade, a Sra. Fátima confessa-nos que conhece tão bem a clientela, que já dispensa as tais listas.

O serviço deixa, portanto, de ser algo mecânico. Em vez de ver peças de vestuário, o nosso simpático casal vê caras, preocupações, horários e ocasiões, enfim, vê pessoas, as mesmas pessoas com quem cresceram e viveram desde sempre. Não haverá melhor definição de comércio tradicional.

Para as limpezas mais delicadas, tais como peles, a lavandaria apoia-se em serviços especializados no Porto, assegurando ao cliente que todas as tarefas são exequíveis com o máximo de qualidade. Algumas casas de pronto a vestir da cidade aconselham, inclusivamente, na venda de peles, os serviços da Água Viva aos seus clientes, revelando uma sinergia e confiança raramente encontrada na esfera comercial. Por todos estes motivos e mais alguns, a nossa conhecida lavandaria tem enfrentado a entropia do tempo com optimismo. São João da Madeira passou por inúmeras mudanças, das quais a Rua da Liberdade não está isenta, mas a água desta lavandaria continua bem viva!  
Água Viva

 

2017-12-21T17:48:47+00:00